Apresentação

domingo, 9 de dezembro de 2012

Como Criar Rádio na Escola

Gerência de Formação em Tecnologia Educacional/TV Escola - RR


Ademar Ferreira Miranda Filho
 

PROJETO RÁDIO NA ESCOLA


Tema: Rádio na Escola
 
Objetivo Geral:
 
Proporcionar a interatividade possibilitando uma aprendizagem significativa no processo da utilização de linguagem e de produção de comunicação entre a escola e o meio social.
 
Justificativa
 
Em educação, velhas e novas tecnologias podem conviver harmoniosamente e potencializar a aprendizagem se for integradas às práticas pedagógicas com vista à democratização da informação, da interação social, da socialização de experiências, da produção e disseminação de conhecimentos. Neste sentido, a linguagem do rádio é um excelente instrumento de socialização por meio de práticas que incentivam o protagonismo do estudante e ampliam as possibilidades para que os alunos possam atribuir significado às informações que manipulam através de situações que lhes despertem o prazer de aprender.
 
RÁDIO NA ESCOLA
 
Rádio na escola visa à integração e a interação dos meios tecnológicos e humanos.

1º passo: seleção do tema: Escolha do tema definido pelo professor ou pelo aluno;
 
2º passo: problematização – inicia-se com a escolha de uma questão ou problema (evento ou situação que se apresenta como um desafio para ser solucionado).
 
3º passo: Aprofundamento sobre o assunto – pesquisas, resumos, mapeamentos de conteúdos possíveis. Seleção e delimitação do tema.
 
4º passo: Formação do grupo;
Escolha do tema de cada grupo;
Escolha dos papeis (atribuições) “locutor; DJ, entrevistados (as), ouvintes e especialistas”.
 
5º Elaboração do Roteiro:
 
Criatividade do grupo;
 
Começa com o locutor apresentado o programa (rádio), com fundo musical, dando ênfase ao tema em questão, fazendo sempre a interação com os ouvintes. Em seguida apresenta os entrevistados (pessoa que passou pelo problema e os especialistas), dar-se oportunidade para o convidado (a), fazendo sempre perguntas sobre sua experiência, em seguida é dada a oportunidade aos especialistas para explicarem sobre o tema. Nesse intervalo a participação do ouvinte de grande importância. Intervalo comercial (propaganda), recados, momentos do esporte. Para finalizar não se esquecer de agradecer a todos que contribuíram.
 
Áreas conexas:________________________________________
 
Recursos Tecnológicos e mídias__________________________

0 comentários:

Postar um comentário