Apresentação

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A Educação na Nova Sociedade

MARIA DA GRAÇA MOREIRA DA SILVA

A educação em todos os níveis – desde o ensino fundamental até o curso de pós‐graduação – não tem sido alheia aos movimentos de mudanças, ao desenvolvimento científico‐tecnológico nem aos movimentos sociais, políticos e econômicos em curso na nova sociedade.

Durante muitos anos, acreditou‐se que a escola fosse um lugar protegido, neutro, distante das manifestações sociais transformadoras, por imaginá‐la um lugar inócuo, como se fosse possível concebê‐la sem a sua história, sem suas inter‐relações com a cultura ou com a realidade, sem os conflitos que lhe são inerentes. Atualmente não entendemos que a escola seja considerada de forma apartada de sua comunidade e da realidade que a cerca, ela está imersa na cultura, na comunidade, na representação social e política, em contínua interação com o seu contexto.

As Escolas e Universidades, muitas vezes consideradas como um mundo isolado, são:
"... um dos principais agentes de difusão de inovações sociais porque gerações após gerações de jovens que por ali passam, ali conhecem novas formas de pensamento, administração, atuação e comunicação e se habituam com elas." (Castells, 1999. p.380).

Dentre os principais agentes que vêm provocando o repensar da educação brasileira e explicitam a necessidade de mudanças em seus espaços, tempos e modos de trabalho, desde a última década do século XX, desponta o acesso à rede mundial de computadores ‐ a Internet ‐, que potencializou a incorporação das tecnologias de informação e comunicação nas esferas culturais, administrativas, acadêmicas e científicas de suas atividades.

O uso de computadores e o acesso à informação vêm permeando as mais diversas atividades do dia‐a‐dia, e, muitas vezes, sua incorporação se dá aos poucos, como o exemplo das eleições brasileiras, que se dá por meio do voto em urnas eletrônicas. Em outros setores, como o uso de transportes públicos, em muitas cidades o pagamento das viagens municipais, em ônibus ou metrô, se dão por meio de bilhete eletrônico.
 
Perto de 15% das escolas públicas brasileiras possuem laboratórios de informática, um percentual bem maior dispõe de recursos de TV, vídeo, rádio e outras tecnologias. Não existe escola que não disponha de algum recurso tecnológico, dos mais convencionais até computadores e Internet. As influências dessas tecnologias se fazem presentes no dia‐adia das escolas mesmo que não estejam incorporadas ao ensino e à aprendizagem. Os alunos trazem para as escolas questões que dizem respeito diretamente ao mundo interconectado por meio das mídias, fazendo com que os professores se sintam desafiados.

Referência Bibliográfica
 
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. A ERA DA INFORMAÇAO: ECONOMIA, SOCIEDADE E CUL V.1. São Paulo. Editora Paz e Terra. 1998.

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