Por: Edvania Santos Correia
As escolas, de modo geral, estão buscando
preparação para a utilização das mídias na educação, investindo em
formação continuada de professores através de cursos presenciais e a
distância. Equipando o ambiente escolar ao transformar salas de aula
tradicionais em laboratórios de informática e outros ambientes, em sala
da TV escola ou em laboratórios multidisciplinares de química, física,
biologia e matemática. Com isso, adapta a escola para propiciar acesso e
qualidade no uso das mídias em sala de aula.
Vários fatores podem está contribuindo para colaborar
com a preparação dos professores no manuseio e na aplicabilidade desses
recursos dentro da escola: um ambiente apropriado (sala de multimídia,
biblioteca, sala de leitura, laboratórios); o investimento em cursos de
formação continuada para a atualização desses profissionais no acesso à
informação, ao conhecimento e ao manuseio das TICs (Tecnologias de
Informação e Comunicação).
A acessibilidade às mídias e tecnologias permitirá o
manuseio, a criatividade na utilização desse recurso, a percepção sobre a
necessidade de conhecimento, de planejamento e de organização,
propiciando oportunidades para a ressignificação desses recursos
didáticos no processo de ensino-aprendizagem.
A aplicabilidade das TICs favorecerá o investimento
no ambiente escolar, possibilitando a construção de projetos educativos
que desenvolvam a autonomia dos alunos enquanto sujeitos de sua
aprendizagem, bem como, favorecerá a interação entre alunos e
professores na operacionalização de uma aula dinâmica e participativa,
com o uso da escrita, da oralidade, do som e da imagem estática ou não.
Substratos oferecidos pelas mídias que irão enriquecer o trabalho de
professores e alunos no chão da escola.
O papel dos administradores nesse processo educativo é
fundamental, pois como principal mediador poderá possibilitar o acesso
de professores e alunos na utilização das mídias e tecnologias dentro da
escola: garantir a freqüência aos cursos de atualização, através da
formação continuada de professores; ou mesmo trazer esses cursos para
dentro das escolas (nas formações em serviço); promover programas de
integração entre a escola e a comunidade e entre a escola e o centro de
formação de professores, propiciando a construção do conhecimento, a
cultura de estudo e socialização de vivências pedagógicas entre os
educadores, os projetos de leitura, a contextualização com a introdução
do jornal, das revistas, do rádio, da tv e da internet na escola.
Democratizar o acesso à informação e ao conhecimento
no contexto escolar apresenta-se como o novo desafio para a educação
(para aqueles que se predispõem a lidar com a educação) e, ao mesmo
tempo, é uma nova maneira de articular o aluno, o professor, a
informação e o conhecimento.
Autoria: Edvânia Santos Correia. Professora graduada
em Ciências Biológicas/UFAL, pós-graduanda em Mídias na Educação que
atua com o Processo de Formação Continuada de Professores pelo GFM/SEMED
e com o ensino de Biologia e Ciências Naturais. http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/as-midias-no-contexto-escolar.htm
Acessado em 27 de novembro de 2012.
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